Posso engravidar usando DIU? Entenda os riscos
Métodos contraceptivos são realizados a fim de evitar uma possível gravidez, por conta disso, há algum tempo, várias mulheres têm usado o DIU, pois até então é um dos métodos mais eficazes contra a gravidez. Lembrando que ter um filho não é algo ruim, contudo, para algumas mulheres, ter um filho em certa fase de sua vida não seria o ideal. Mas vamos começar falando sobre o DIU.
O QUE É O DIU?

DIU é uma sigla para Dispositivo Intrauterino, como o próprio nome já faz menção, ele é colocado dentro do útero da mulher para evitar qye ocorra a fecundação dos óvulos pelos espermatozoides. A forma na qual o DIU impede a concepção, depende da maneira na qual ele é fabricado.
CONHEÇA OS TIPOS DE DIU
No mercado, em síntese, há dois tipos de DIU.
DIU de Mirena
Este tipo de DIU é conhecido também como DIU hormonal, pois há em sua composição levonorgestrel. O hormônio em questão começa ser liberado em doses baixas no organismo da mulher desde o momento que ele é inserido dentro do útero.
DIU de Cobre
É um pequeno dispositivo em forma de ‘T’, o seu entorno é feito de plástico e seu contorno é revestido por filamentos de cobre. Quando ele é inserido dentro do útero, sua principal função é impedir que o espermatozoide fecunde o óvulo, visto que o cobre elimina a atividade dos gametas, isto é, funciona como uma ‘espécie’ de espermicida.

Há chances de engravidar mesmo com DIU?
Como ocorre em qualquer outro método contraceptivo, a chance de uma mulher engravidar mesmo usando o DIU são quase nulas, mas ainda existem, gira em torno de 0,2% e 0,7%. Mas mesmo assim, a possibilidade de engravidar não deixa de existir.
Isto é, quando a mulher opta pelo DIU, ela também deve estar cientes que tal método não é 100% seguro.
COMO IDENTIFICAR UMA GRAVIDEZ MESMO USANDO O DIU?
De fato é bem difícil uma mulher que usa DIU identificar que está grávida, principalmente aquelas que usam o DIU de Mirena, já que a ausência de menstruação é um efeito colateral dessa espécie de DIU. Por conta disso, é de suma importância ficar atento aos sintomas típicos da gravidez, isto é:
- Aumento excessivo da sensibilidade dos seios
- Cólicas mais intensas e corriqueiras
- Grande inchaço na região abdominal
- Enjoo
Caso uma mulher que faça uso do DIU desconfie que possa estar grávida, o ideal é realizar o quanto antes um teste de gravidez e entrar em contato com o médico que a acompanha acerca de tal situação.
E para finalizar, vale ressaltar que a gravidez mesmo usando DIU é algo que pode sim acontecer, como com qualquer outro método contraceptivo, como pílulas anticoncepcionais e preservativos, portanto, haver chance para engravidar mesmo com DIU não é um motivo para não cogitar em usá-lo.
Para as mulheres que desejam fazer a troca do método contraceptivo por algo menos agressivo, o DIU é uma das boas opções existentes no mercado. Até mesmo porque sua eficácia é bem alta e, de modo geral, toda comunidade médica indica o seu uso, pois o grau de confiabilidade é bem alto. Mas antes de resolver usar, sempre consulte um médico especialista na área para uma melhor orientação.
Saiba mais de Saúde:
Como manter a saúde física e mental enquanto trabalha em casa