Pular para o conteúdo

Já notou que todo idoso possui orelhas grandes? Entenda de uma vez por todas o motivo disso

  • por

Como todos devem perceber, nosso corpo é composto por vários órgãos, cada um, desempenha uma função específica no corpo humano. Por exemplo, o coração, ele tem como finalidade, bombear sangue para o restante do corpo, os pulmões por sua vez, realizar as trocas gasosas.

Fotos grátis de Mulher

Ou seja, como você deve ter percebi, de fato, o corpo humano é uma verdadeira máquina. Mas hoje iremos falar de maneira mais específica sobre o maior órgão do corpo humano, a pele. Mas neste caso, do tecido cartilaginoso.

Você deve estar se perguntando o motivo de falar dos tecidos cartilaginosos, o motivo é simples, a orelha é composta por uma boa porção de tecido cartilaginoso, ele possui características específicas que proporcionam o fenômeno citado.

TECIDO CARTILAGINOSO: DO QUE ELE É COMPOSTO

O tecido das cartilagens são simplesmente uma forma especializada do tecido conjuntivo. Mas ele é totalmente diferente da forma que conhecemos o tecido conjuntivo, que tende a ter uma consistência mais maleável e possui bastante rigidez.

TECIDO CARTILAGINOSO: QUAIS SUAS FUNÇÕES?

A principal função desse tipo de tecido é meio que um ‘suporte’ para os tecidos moles. Isto é, ele reveste algumas superfícies articuladas, onde sofrem impactos diariamente, assim, ele torna-se essencial na formação e crescimento dos ossos.

Mas como todo bom e velho tecido conjuntivo, ele possui uma porção celular que é composta por células conhecidas de condrócitos, que constitui a matriz cartilaginosa.

O QUE SIGNIFICA A PALAVRA CONDRÓCITOS?

O termo condrócitos pode ser separado para entendermos de fato o que ele significa. Sendo Condro que faz menção a palavra cartilagem e citos que faz menção a palavra células. Juntando tudo, meio que fica células de/da cartilagem.

Onde está presente a cartilagem?

Fotos grátis de Sorriso

Primeiro vale salientar que no tecido cartilaginoso não há a presença de casos sanguíneos, ou seja, que nutre tais tecidos são os capilares presentes no tecido conjuntivo que envolve o cartilaginoso. Ou até mesmo por intermédio do líquido sinovial, presente nas cavidades articulares. Além de não ter vasos sanguíneos, ele também não tem vasos linfáticos e nervos.

O tecido cartilaginoso divide-se em três tipos, hialina, elástica e fibrosa. O que irá diferenciar eles é o tipo de fibra que irá estar presente em cada um.

O tecido cartilaginoso encontra-se em regiões que costumam absorver bastante impactos, por exemplo. Mas ele também está presente nas orelhas e em algumas regiões do nariz.

MAS, QUAL A RELAÇÃO DISSO COM AS ORELHAS GRANDES?

Há uma relação direta, já que a orelha tem uma grande porção de tecido cartilaginoso, uma das propriedades que o torna tão singular, é que ele nunca para de crescer, ou seja, quanto mais idade uma pessoa tiver, maior será o tecido cartilaginoso presente em suas orelhas.

Há uma frase que relata que aquelas pessoas que possuem uma orelha grande, irão demorar a falecer. Mas tal afirmação é totalmente verídica, pois se tal pessoa já tem a orelha tão grande, tudo indica que ela já tenha uma idade avançada.

Por isso, fique tranquilo, mesmo que você não queira, em breve suas orelhas serão bem grandes também 😉