- Estudo mostra que “comprimido” de hidrogel pode transformar água suja em potável em menos de 1 hora
Essa seria a solução que cientistas encontraram para proporcionar água limpa para toda a humanidade. Visto que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) cerca de 2,5 bilhões de pessoas no planeta Terra vivem sem acesso à água potável.
Anteriormente, a preocupação dos cientistas era em relação à escassez de água em algumas regiões.
No entanto, com esse estudo e criação dos “comprimidos” de hidrogel, podem melhorar a vida de milhares de pessoas.
Além de que se trata de água limpa e potável em questão de hora. Isso mesmo! A invenção promete transformar água suja em potável em menos de uma hora.
O teste foi realizado através de uma Universidade do Texas, que garante que o “comprimido” pode purificar a água em sessenta minutos (tempo recorde).
Segundo o professor associado do Departamento Walker de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia Cockrell e do Texas Materials Institute, Guihua Yu, a descoberta pode trazer um grande resultado, e principalmente, fazer diferença já que é fácil de usar.
Diferença entre os hidrogéis e outros meios de purificação

Caso você não saiba, hoje, a única forma de sanear água é fervendo ou fazendo a pasteurização.
Como também, através da dessalinização, que além de purificar, transforma a água salgada em doce (por exemplo, a água do mar).
O ponto negativo dos três últimos meios citados anteriormente é que leva energia, trabalho e muito tempo.
Então, as pessoas que não conseguem ter acesso a esses meios, acabam se submetendo a condições precárias de consumo de água.
Mas, como os hidrogéis conseguem transformar a água?
Acontece que os hidrogéis geram o chamado peróxido de hidrogênio, que neutraliza as bactérias a uma taxa espetacular, mais de 99,999%.
O peróxido de hidrogênio agindo com partículas do carvão ativado é capaz de os principais componentes das células bacterianas, interrompendo o crescimento e proliferação das mesmas.
Essa nova solução pode afetar a nossa saúde?
A resposta é não! Visto que, o processo não precisa de energia e não cria subprodutos prejudiciais.
Pelo contrário, a ideia é ajudar ainda mais na nossa vida. Pois, além de purificar a água sem precisar de qualquer outro recurso, eles também podem melhorar um processo que assola a vários anos: a destilação solar, ou seja, o uso da luz solar para separar a água de contaminantes prejudiciais por meio da vaporização.
De onde surgiu a solução?
De acordo com o professor Keith Johnston, do Departamento de Engenharia Química McKetta, que co-liderou o projeto, um estudante fazia uma outra pesquisa, um outro projeto, quando descobriu os hidrogéis e começou a investigar mais a fundo.
Agora, cientistas estão trabalhando para aumentar a eficiência dos hidrogéis, fazendo com que eles destruam diferentes tipos e espécies de vírus e bactérias.
Um outro ponto super importante, é sobre a produção em massa, os pesquisadores afirmam que vai ser simples. Pois, um ponto positivo da solução é o custo e benefício dos materiais, são baratos e fáceis de fabricar.
Além disso, o manuseio é bem flexível, eles podem controlar facilmente a forma e o tamanho dos hidrogéis para usar de toda forma.